Categorias

Autores

tags

Categorias

Autores

tags

“As Sete Leis Espirituais do Sucesso: Um Guia Prático para a Realização de Seus Sonhos” é um livro de autoajuda escrito por Deepak Chopra e publicado em 1994. Neste livro, Chopra apresenta sete leis que ele acredita serem essenciais para alcançar o sucesso e a realização pessoal.

Chopra explica cada lei de maneira clara e acessível, dando exemplos práticos de como aplicá-las na vida diária. Ele também enfatiza a importância da meditação e da prática diária de gratidão para alcançar a realização pessoal.

Primeira lei: Lei da Potencialidade Pura

A primeira lei espiritual do sucesso, segundo Deepak Chopra, é a Lei da Potencialidade Pura, afirma que todos têm dentro de si o potencial para alcançar qualquer coisa que desejem, mas é preciso cultivar a consciência do seu eu interior. Ela parte do pressuposto de que somos consciência pura, uma essência espiritual que está além do tangível e que representa o nosso verdadeiro Eu. Esse Eu é a fonte da sabedoria, criatividade, liberdade interior e felicidade, além de ser imune à crítica e não se sentir superior ou inferior às outras pessoas, pois reconhece que todas representam o mesmo Eu. Para aplicar a Lei da Potencialidade Pura em nossas vidas, devemos reservar momentos do dia para ficar em silêncio e apenas ser, praticar a meditação silenciosa, comungar com a natureza, observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas, assistir o pôr do sol em silêncio, ouvir o ruído do oceano/rio, sentir o perfume de uma flor, e praticar o não julgamento, com a afirmação diária de “hoje, não julgarei nada que aconteça”.

Segunda lei: Lei da Doação

A segunda lei, conhecida como a Lei da Doação, ensina que, para receber, é preciso primeiro dar. Tudo o que é valioso na vida só se multiplica quando é dado, e se você quer alegria, amor e outras coisas boas, deve começar por dar essas coisas aos outros. É importante ajudar os outros a alcançarem seus objetivos e desejar felicidade e contentamento a todos. A fonte da riqueza é a consciência e a potencialidade pura, e para aplicar essa lei, você deve dar um presente em todos os lugares onde for, receber as dádivas da vida com gratidão, estar aberto para receber dos outros e manter a riqueza circulando em sua vida.

Terceira lei: Lei do Karma, ou Lei de Causa e Efeito

A terceira lei é a Lei do Karma, ou Lei de Causa e Efeito. Ela diz que todas as ações têm consequências, boas ou ruins. Devemos escolher e observar conscientemente as consequências de nossas escolhas e se elas trarão felicidade a nós e aos outros. Devemos agir corretamente e estar conscientes das sensações físicas antes de tomar uma decisão. O carma passado pode ser transformado em uma experiência mais agradável e devemos sempre estar conscientes do presente e pedir orientação ao coração.

Quarta lei: Lei do Mínimo Esforço

A quarta lei, a Lei do Mínimo Esforço, ensina que devemos agir com tranquilidade e sem ansiedade, despendendo o mínimo de esforço, de forma natural e sem resistência. Devemos aceitar as coisas como elas são, assumir a responsabilidade por nossos sentimentos e reações, e permanecer abertos a todos os pontos de vista. Devemos ter em mente que a realidade é uma interpretação e que todo problema traz em si uma oportunidade de transformação. Ao seguir o caminho da não resistência e experimentar a alegria do espírito em todas as coisas vivas, podemos sentir a vida fluindo com tranquilidade e manifestar nossos desejos a partir da felicidade, não da ansiedade ou medo. Para aplicar a Lei do Mínimo Esforço, devemos praticar a aceitação, assumir a responsabilidade pela situação, transformar problemas em oportunidades e desistir da necessidade de defender nossos pontos de vista.

Quinta lei: Lei da Intenção e do Desejo

A quinta lei é a Lei da Intenção e do Desejo. Ela ensina que a intenção é a força por trás da manifestação de nossos desejos. A mudança consciente acontece pela manifestação de duas qualidades inerentes à consciência: atenção e energia focalizada em algo. Quando concentramos a atenção em algo, a intenção se torna uma força transformadora que organiza sua realização. A ação consciente no momento presente é mais eficiente, pois é nele que o futuro é criado. O passado e o futuro são frutos da imaginação, enquanto o presente é real e eterno. Para aplicar essa lei, é necessário fazer uma lista de seus desejos, liberá-los gentilmente e praticar a consciência do momento presente em todas as ações. É importante confiar no universo e não permitir que obstáculos consumam e dissipem a qualidade da atenção no momento presente.

Sexta lei: Lei do Distanciamento

A sexta lei, conhecida como a Lei do Distanciamento, diz que devemos abandonar o apego aos resultados e dar espaço para a incerteza, confiando no universo. Isso não significa desistir da intenção ou do desejo, mas sim desapegar dos símbolos de riqueza que nos trazem medo e insegurança. O distanciamento é sinônimo de consciência rica, oferecendo liberdade para criar e alcançar espontaneamente os símbolos de riqueza.

Sétima lei: Lei do Darma ou Propósito de Vida

A sétima lei é a Lei do Darma, que ajuda a descobrir o propósito da vida e a trabalhar em direção a ele, e que temos um talento singular para cumprir esse propósito. Devemos encontrar nosso verdadeiro Eu e expressar nosso talento único para servir à humanidade. Ao combinar nossa capacidade de expressar nosso talento com benefícios para os outros, podemos alcançar a verdadeira forma de abundância permanente. Devemos nos perguntar diariamente como podemos ajudar e servir aos outros, ao invés de perguntar o que vamos ganhar com isso. Para aplicar a lei, devemos nutrir a divindade que habita em nós, despertar nosso espírito, elaborar uma lista de nossos talentos únicos e atividades que amamos fazer, e perguntar a nós mesmos diariamente como podemos ajudar e servir.

O livro foi bem recebido pelo público e é considerado um dos clássicos da literatura de autoajuda. Muitos leitores afirmam que as lições aprendidas com as sete leis mudaram suas vidas para melhor. O livro também foi adaptado em um programa de áudio e em um documentário, ambos narrados por Chopra.

“As Sete Leis Espirituais do Sucesso” é um guia prático para aqueles que desejam alcançar a realização pessoal e o sucesso. Chopra apresenta sete leis que podem ser aplicadas na vida diária e que ajudam a cultivar a consciência do eu interior, a descobrir o propósito de vida e a trabalhar em direção a ele. É um livro recomendado para aqueles que procuram orientação espiritual e prática para alcançar seus objetivos e viver uma vida mais plena e significativa.

Quer o resumo de algum livro que não encontrou aqui? Deixe sua sugestão abaixo e faremos o possível para adicioná-lo.

Sua opinião é importante para nós!