“O Maior Vendedor do Mundo” é um livro de autoajuda escrito por Og Mandino e publicado pela primeira vez em 1968. O livro é uma narrativa fictícia que conta a história de Hafid, um antigo guardador de camelos que se torna o maior vendedor do mundo. Com a morte se aproximando, ele precisa encontrar alguém para transmitir seus conhecimentos, os quais se encontram em vários pergaminhos escondidos em um baú – Hafid prometera para a pessoa que o havia repassado que ele iria, da mesma maneira, transmitir esse conhecimento.

A história começa em Belém, na época do nascimento de Jesus Cristo, onde Hafid, ainda um jovem pastor de camelos, encontra o mais rico e bem-sucedido vendedor do mundo, Pathros. Pathros oferece a Hafid a oportunidade de aprender as chaves do sucesso através de um antigo pergaminho que contém 10 “mandamentos” para se tornar um grande vendedor.

Cada um dos 10 mandamentos é escrito em um pergaminho separado e deve ser lido diariamente durante um mês antes de passar para o próximo. Hafid aceita a oferta de Pathros e, seguindo os ensinamentos do pergaminho, torna-se um vendedor de sucesso.

Os pergaminhos contém diversos princípios que podem ser não apenas aplicados nas vendas, mas na vida, de modo geral. Há um grande enfoque principalmente na persistência, humildade, disciplina, determinação, foco, amor próprio e ao próximo, e manter sempre uma mentalidade positiva.

Os ensinamentos tratam sobre: criar bons hábitos; saudar a tudo e a todos com gratidão e amor; persistir até alcançar o êxito; conscientizar-se de ser algo único e singular; viver como se fosse o último dia e evitar a procrastinação; controle das próprias emoções; levar uma vida leve, rindo de tudo (isto também passará); centuplicar o próprio valor; agir agora; e suplicar apenas por orientações.

Depois de colocar os ensinamentos em prática e se tornar rico e famoso, Hafid compartilha os pergaminhos com um jovem aprendiz, a quem ele passa o conhecimento e sabedoria que adquiriu ao longo dos anos.

Ao longo da história, Mandino utiliza metáforas e analogias para transmitir suas mensagens de forma simples e direta. Ele incentiva o leitor a desenvolver um senso de propósito e a se tornar um líder de si mesmo, capaz de enfrentar os desafios e adversidades da vida com determinação e coragem.

É uma história de fácil e fluida leitura, com um desfecho belo e surpreendente, independentemente de sua religião ou crenças – uma leitura inspiradora que pode ajudar o leitor a alcançar seus objetivos, desenvolver habilidades pessoais e profissionais e, acima de tudo, encontrar significado e propósito em sua vida.