“A Revolução dos Bichos” é uma fábula escrita por George Orwell e publicada em 1945. A obra tem como objetivo satirizar a Revolução Russa e os regimes totalitários que surgiram no século XX, como o stalinismo. A história se passa em uma fazenda chamada Granja do Solar, onde os animais se revoltam contra seus donos humanos e estabelecem um sistema social próprio, baseado em ideais igualitários e justos. O período histórico em que foi publicado, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, é de extrema importância para um melhor entendimento da essência da obra. Inclusive, no prefácio e posfácio tais paralelos são diretamente demonstrados e explicados.

A história começa com os animais da Granja do Solar, liderados pelo porco Major (Marx ou Lenin), se reunindo para discutir suas condições de vida e as injustiças que sofrem na fazenda do sr. Jones, representando o tsar Nicholas II. Major explica sua visão de que todos os animais são iguais e devem lutar contra seus opressores humanos.

Após a morte de Major, os porcos Napoleão (Stálin) e Bola-de-Neve (Trotsky) emergem como “pensadores” e lideram a revolução, estabelecendo um novo regime em que todos os animais são donos da fazenda e trabalham em prol do bem comum.

Inicialmente, o novo sistema parece funcionar bem, com os animais trabalhando juntos para melhorar a Granja do Solar. No entanto, os porcos Napoleão e Bola-de-Neve logo começam a ter diferenças ideológicas e se dividem. Napoleão, que se torna o líder absoluto da Granja, começa a utilizar táticas autoritárias e manipuladoras para manter seu poder e reescrever a história, enquanto Bola-de-Neve é expulso pela força de cães de guarda e torna-se um inimigo da fazenda.

Aos poucos, os porcos vão se tornando cada vez mais opressores e egoístas, utilizando a força e a violência para manter seu poder sobre os outros animais. O ideal da igualdade e da liberdade é abandonado, e a Granja do Solar se transforma em um regime totalitário em que apenas os porcos e seus leais funcionários (os cães de guarda) têm privilégios e direitos, podendo acordar mais tarde, não trabalhar, ter um lugar melhor para dormir, receber mais comidas (e comidas especiais), entre outras luxúrias, e ainda praticar atos contrários aos sete mandamentos da granja.

Napoleão tinha seu porta voz, o porco Garganta (Molotov), que era muito persuasivo e convincente. Usava as ovelhas para criar frases de efeito e mantras que seriam repetidos incansavelmente. Também usava a estratégia comum dos tiranos de manter sempre o discurso de que existe um inimigo externo constantemente sabotando os assuntos internos e ameaçando de invasão.

Passaram a condenar os opositores como “infiltrados” e executá-los à frente de todos, ainda que um dos sete mandamentos era que um animal jamais deveria matar outro. Qualquer tentativa de argumentação ou protesto era rapidamente reprimida.

Alguns animais se destacavam, como o cavalo Sansão, que era muito forte e trabalhador, sempre seguindo as ordens sem se questionar (uma provável representação do Stakhanovismo).

Os porcos passaram a alterar os mandamentos da granja (pois a grande maioria era analfabeta) em prol de seus próprios benefícios, até o ponto em que os mandamentos passaram a ser resumidos em apenas um: “todos os bichos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros”. Eram extremamente hipócritas, pregando que não se devia usar objetos feitos por humanos e que não se devia ter contato com eles, mas fazendo-os secretamente. Prometiam dias de fartura e aposentadoria para que os animais trabalhassem disciplinadamente e aceitassem viver sob condições cada vez mais deterioradas.

A história termina com os animais observando os porcos (comunistas) e os humanos (corporativistas) em uma festa, incapazes de distinguir uns dos outros. Apesar de ser uma tentativa de reviver o espírito da esquerda trotskista, Orwell acabou descrevendo o desenrolar padrão de qualquer sociedade que já tenha tentado adotar tais ideologias.

Orwell compõe uma crítica contundente ao socialismo e comunismo, regimes totalitários que se dizem baseados em ideais igualitários, mostrando como, mesmo as revoluções que começam com boas intenções, podem rapidamente se transformar em regimes opressores e autoritários, quando a busca pelo poder se sobrepõe aos ideais da liberdade e da justiça.