“O Peso das Dietas: Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas” é um livro escrito pela nutricionista e engenheira de alimentos Sophie Deram, publicado em 2018, que traz uma nova perspectiva sobre alimentação e emagrecimento. A autora expõe evidências e argumentos contrários à adoção de dietas restritivas, mostrando de que maneira elas são ineficientes a longo prazo e como também são extremamente prejudiciais em diversos aspectos além do físico, como o psicológico e social, e advocando contra o terrorismo nutricional, além de descomplicar a nutrição.
Sophie aborda um assunto que faz parte da vida de muitas pessoas: a dieta. Deram afirma que as dietas restritivas não apenas falham 95% das vezes, mas também podem levar ao ganho de peso no longo prazo. Ela explica que o organismo e o cérebro não entendem a perda de peso como algo positivo e, por isso, desenvolvem mecanismos de adaptação para nos proteger, como reduzir o metabolismo e aumentar a vontade por alimentos. Além disso, as dietas podem desregular o apetite, causar o “efeito sanfona” e aumentar o risco de transtornos alimentares – a relação com a comida deve ser leve e prazerosa.
Um exemplo real de como os mitos em torno da alimentação podem distorcer a realidade de maneira prejudicial é como a gordura foi, por décadas, apontada erroneamente como grande vilã nutricional, de modo que as pessoas substituíram as gorduras pelos açúcares, os quais se mostraram muito mais perigosos e piores nutricionalmente do que as gorduras.
Deram é contra restrições alimentares severas e terrorismo nutricional e a favor do prazer em comer, da reeducação alimentar e do respeito ao corpo e organismo, e mostra como a indústria alimentícia e a cultura da dieta contribuem para o ganho de peso e o surgimento de transtornos alimentares. Ela defende que a melhor forma de emagrecer de forma saudável e sustentável é retomar o prazer em comer, sendo até mesmo uma celebração social, de modo que o compartilhamento da comida se torna um momento de felicidade entre as pessoas.
Ela separa os alimentos em três grandes grupos: energéticos (carboidratos e gorduras), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas e minerais). Além disso, separa também os graus de processamento dos alimentos: alimentos in natura, ingredientes culinários processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados. Se você respeita os 3 grupos alimentares na maioria das refeições, e preza pelos alimentos in natura e mastigáveis, estará nutrindo bem seu corpo. Tudo isso, claro, com moderação e sem terrorismo. O ato de cozinhar, por si, muito provavelmente já o fará ter uma alimentação bem mais saudável.
É essencial ouvir e antender as necessidades do corpo, escolher alimentos com o mínimo de processamento possível e, principalmente, respeitar o organismo para que ele entenda que perder peso não é uma agressão. Através do “comer consciente”, podemos nos saciar e nos satisfazer mais, até mesmo saboreando mais os alimentos.
No último capítulo, a autora, que gosta muito de cozinhar, nos traz algumas dicas de organização e planejamento, e, em seguida, mais de 70 receitas, desde pratos principais até sopas e sobremesas.
“O Peso das Dietas” é uma leitura interessante e esclarecedora para quem deseja mudar a relação com a comida e emagrecer de forma saudável e sustentável. Sophie Deram fornece informações baseadas em pesquisas científicas e mostra que é possível emagrecer sem sofrimento, sem dietas restritivas e sem abrir mão do prazer de comer.